sábado, 6 de dezembro de 2008
24 velinhas...
Lembro-me de outro dia estar brincando de elático na escola, ou de esconde-esconde, no play grownd do meu prédio... Lembro-me das festas de boneca e dos piquiniques que fazíamos quando pequena como se tudo tivessem ocorrido ontem. E as nossas apresentações de "teatro", que convidávamos todos os 64 vizinhos para assistir? Ainda lembro-me da minha apresentação de teclado, no salão de festas do prédio...Que fase maravilhosa! Mas tudo isso passou...já há algum tempo.
Lembro-me das horas que ficava estudando tabuada, para a sabatina que minha mãe fazia; e de fazer e refazer o livro de caligrafia (o que não ajudou muito, diga-se de passagem). Lembro-me de terminar rapidamente os deveres que a professora passava para casa, a fim de ir brincar ou fofocar com minhas amigas!
Fui crescendo...lembro-me de ficar até altas horas no "play" conversando com minha amiga Carol sobre o vizinho bonitinho, ou o colega de turma em eu estava interessada...nossa, tinha época que eu gostava de vários ao mesmo tempo...mas, se qualquer um deles mostrasse interesse, eu esquivava, pois, por alguma lógica totalmente ilógica, decidi que só namoraria após terminar o segundo grau, ou melhor, após entrar na faculdade.
Do Ensino Médio, lembro-me de quando fui representante de turma e de quando estava organizando o grêmio do CBB. Lembro-me dos "Oficina in Concert", e eu sempre nos bastidores...Lembro-me do estresse para passar no vestibular, poucas horas de sono, muito "gerovital" e "valeriane"...
Fiz 1 ano de cursinho ainda em Salvador. Ano inesquecível! Nunca joguei tanto dominó na minha vida! :) E passei na federal! Mas quem diria que me mudaria pro Rio e começaria a jornada de cursinho outra vez? Mas valeu a pena, hoje faço o curso que amo, na melhor universidade!
Metade do curso já foi...estou cada vez mais perto de realizar o meu grande sonho, me formar.
Fazendo um balanço da vida, acho que não posso reclamar...sou feliz! Tenho uma família maravilhosa, amigos incríveis, saúde e muitos objetivos a alcançar!
O coração? Ah, este ainda é um mistério...quer ser levado a sério, mas tem medo de se machucar ...mas, ao mesmo tempo que "gato escaldado tem medo de água fria", sei que "quem não arrisca, não petisca"...
24 velinhas... mais um ano de vida Deus me dá...um presente que terei 1 ano inteiro para desfrutar! Vou buscar os meus sonhos, ser feliz!
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Só Deus...
Mas quantas vezes deixamos Ele entrar nas nossas vidas? Estamos tão ocupados que esquecemos de Deus!
Quantas vezes temos permitido que Ele nos sonde, nos transforme, nos use?
Aff...
Mas prova é prova, sabe como é? Minutos antes, aquela tensão.. uma descarga adrenérgica tomando conta de cada sinapse do meu corpo...palpitação, tremor, dor de barriga, suor frio...a ansiedade é um problema sério na minha vida! Mas quanta ironia: minha prova era de neurofarmacologia e caiu "ansiolíticos"...
De que adianta conhecer o tratamento se ele só começa a funcionar 15 dias depois? Ah, td bem, podia até tomar um propranolol, mas cadê o CRM pra prescrever?
Fiz minha parte, não ia adiantar nada ficar me torturando...pelo menos não até iniciar aprova! E que prova, hein? Olhei as discurssivas..meu mundo disabou: anticonvulsivantes? Jurava que fosse uma questão de anestesia! Mas até que a primeira questão era razoável. É esperado que conheçamos os efeitos adversos dos fármacos...mas precisava misturar tantas drogas?
O professor conseguiu se superar na segunda questão: interações medicamentosas? exames para acompanhamento do paciente?alô? Isso nem nunca foi citado em sala de aula e não tem no livro texto que eles adotaram! sou adivinha agora??fala sério, né?Respondi...de qq forma, mas respondi..fazer o q né? até descobri depois que não fui tão mal como tinha imaginado!
Mas e as questões de múltipla escolha? Que professor sem noção! em que mundo ele vive? Vai gostar de ser miserável assim! Segundo ele os "alunos do fundão têm que fazer provas mais difíceis, pois são melhores". Fala sério, né?
Ele deve ser um anestesista frustrado que se diverte vendo os alunos tirando notas baixas!Respondi? Claro, respondi...mas não com certeza em grande parte das questões...este esquema de I, II, III verdadeiras ou II e IV verdadeiras, só 1 correta...fala sério, né? Que pessoa pouco prática... fora a pressão psicológica de ter que responder a prova em 60 minutos!
O pior de tudo é que ele se acha meu amiguinho... qdo eu fui entregar a prova ele ainda teve coragem de perguntar: "tava fácil?". Em que mundo esta pessoa vive????
Por fim, acabou o stresse! A prova passou... e o que não tem remédio, remediado está!
Ao menos passarei o meu aniversário tranquila de que fiz minha parte!
Só espero conseguir nota para passar, pois ninguém merece fazer 3 vezes uma mesma matéria!!
sábado, 22 de novembro de 2008
Considerando...
Daí chega Jamile em casa...foi quando realmente percebi que não ia conseguir estudar...mas até que foi boa a nossa "sessão no divã". Juntamos eu, Jamile e Thainá no meu quarto e passamos a conversar sobre o assunto que não quer calar: as coisas do coração.
Estávamos ponderando sobre algumas afirmativas que um dia me fizeram, do tipo: "pra namorar com vc (ou sua irmã), tem que ter PhD" ou "vc é tão centrada no estudo que as pessoas acham que vc não pensa em namorar". Além da célebre frase: "vc é uma menina pra casar". O que isso quer dizer? De onde surgiu essa imagem?
Esta semana eu conversava com uma amiga que também lamentava este tipo de afirmações. Ser inteligente aparentemente é uma desvantagem! Medicina? UFRJ? Palavras que assustam! Faz parecer que somos inatingíveis ou seres de outro mundo!
Não é bem assim que a banda toca!Sou dedicada aos estudos sim, mas pq faço o tipo perfeccionista, gosto de dar o meu melhor no que faço. Acho que todo profissional que almeja destacar-se é assim...por exemplo, um músico pode se satisfazer em fazer uns shows aqui e outros acolá, mas o destaque se dá pelo aperfeiçoamento da técnica, pela prática, pelo treino e isso requer dedicação aos estudos!
Entretando a vida profissional corresponde a apenas uma parte do nosso ser. O tempo para o lazer, para relacionar-se com amigos e familiares ou para viver uma paixão também fazem parte da vida. Não é pq ocupo grande parte do meu tempo estudando que não me apaixono...a paixão chega sem pedir licença, rompe as barreiras do medo, da insegurança e ocupa o seu lugar.
Para mim, uma pessoa inteligente tem seu valor...ganha uns pontinhos a mais, porém acho mais importante que a pessoa tenha objetivos na vida, seja sociável e seja capaz de manter conversas interessantes. Para isso não é preciso graduação, muito menos PhD!
E, quanto a ser uma menina para casar, acho que é um elogio, mas, ao mesmo tempo, parece que estou em uma redoma de vidro, que sou um objeto de admiração inatingível...É óbvio que sonho em casar-me, mas um namoro não começa já com uma aliança e nem todos os namoros terminam num altar! Acho que o importante é ser feliz enquanto durar o amor. Todo relacionamento é uma troca, deixa lembranças, mas não precisa durar para sempre.
Jamile disse que sou exigente. Em parte, tenho que concordar... não vou iniciar um namoro se acho que não tem compatibilidade alguma... todavia, não excluo alguém sem dar a chance de conhecê-lo melhor.
Eu não sei "dar mole" e, dificilmente, reconheço quando alguém está me "dando mole". Isso torna as coisas um pouco mais difícil... às vezes é preciso dar o primeiro passo.
Já me declarei, já levei foras, mas e daí? Bola pra frente, a fila anda!
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
MEDICINA por AMOR
Para mim, Medicina significa:
- a arte de lidar com a dor física e emocional;
- a ciência de compreender, ou tentar compreender o homem no seu ponto mais fraco, a saúde (ou melhor, a falta dela);
- a dedicação de uma vida inteira em prol do próximo (não para curar, pois na maior parte das vezes isso não á possível, mas para trazer conforto e melhora da qualidade de vida);
- o exercício e aplicação daquilo que nos diferencia dos outros animais, a razão, através da proposição de diagnósticos e da pesquisa pela etiologia das doenças e subsequente escolha do melhor tratamento eficaz para cada indivíduo;
- um processo de auto-conhecimento e auto-modelamento, que ocorre à medida que presenciamos a evolução de doenças e as diferentes maneiras como os pacientes as encaram...
- Aprendi que a saúde é direito de todos, mas a ausência de recursos materiais/financeiros limitam a aplicação do conhecimento tecnológico disponível, forçando-nos a utilizar de métodos arcaicos e, às vezes, insuficientes/ ineficientes para minorar o sofrimento do paciente ou impedir o avanço da doença.
- Aprendi que não é possível ser médico:
- sem sofrer a dor do outro;
- sem sentir a angústia de ter que revelar um diagnóstico ruim;
- sem dar o seu melhor e empenhar todo o seu conhecimento e esforço para ajudar o paciente, mesmo sabendo não ser isso suficiente e conhecendo as limitações humanas;
- não é possível ser médico sem chorar ao ver seu 1o paciente partir para um descanso eterno;
- não é possível ser médico sem dar valor à VIDA!
3. Aprendi que não é possível ser insensível e continuar sendo um bom profissional, pois é pq nos importamos que fazemos a diferença na vida das pessoas;
4. Aprendi que, se não há nada que possamos fazer pelo paciente, podemos lhe mostrar afeto, dar atenção e compartilhar suas angústias e medos;
5. Aprendi que ser médico não é ser melhor ou pior que qq outro profissional, mas é um Dom de Deus! Um dom que Ele dá para abençoar vidas, quer curando ou quer trazendo paz e tranquilidade nos momentos em que a morte se aproxima.
Medicina é uma profissão de amor!!
Homenagem aos 200 anos da Faculdade de Medicina no Brasil!! (UFBA e UFRJ - 1808-2008)
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Ele Ali Está (Prisma Brasil)
Quando pensas estar só, Cristo vem te ajudar
Saiba pois que Ele te ama, teu caminho quer guiar
Ele atende a oração com amor.
Vem Senhor habitar em meu viver
Eu preciso de tua mão a me guiar.
Vem Senhor, quero ser somente teu
Seguir os passos seus e ao céu chegar.
Quando as tentações vierem tua vida atrapalhar
Busca pois ao Grande Deus, Ele vem te ajudar
Saiba pois que lá na Bíblia Ele promete perto estar
Ele atende a petição com amor.
Vem Senhor (vem Senhor)
Habitar em meu viver
Eu preciso de tua mão a me guiar.
Vem Senhor (vem Senhor)
Quero ser somente teu
Seguir os passos teus e ao céu chegar. (2x)
Seguir os passos teus...
Vem Senhor (vem Senhor)
Vem me ajudar...
sábado, 1 de novembro de 2008
Desabafo
Bagunça! Minha vida, meus pensamentos, meus horários, minhas prioridades... tudo isso está uma bagunça!
Estou irritada!Estou cansada!
Quero fazer algo diferente, ver coisas novas, conhecer outros lugares, dar cores à monotonia do dia-a-dia!
É fim de semestre e, apesar de gostar da medicina, estou de saco cheio!
O que é mais interessante em tudo isso é que eu mesmo me enrolo com mil atividades... acho que aprendi a me esconder atrás dos estudos, criando barreiras para não me magoar em outras áreas da vida...quanto mais ocupo o meu tempo, menos tempo tenho para pensar naquilo que lá no fundo me incomoda...
Se não bastasse o 7o período + farmaco II, ainda dou monitoria, participo da Liga Acadêmica de Cardiologia, entrei em um projeto de iniciação Científica e me matriculei em um curso de Terapia Cardio Intensiva... que pessoa em sã consciência faz tantas coisas ao mesmo tempo?
Na verdade, muitas coisas me incomodam:
- já tenho quase 24 anos e ainda estou a 2,5 anos de me formar;
- minha vida sentimental é uma droga (nunca me permito apaixonar e, quando acontece, me apaixono pela pessoa errada...em seguida, construo um muro ainda mais alto para evitar feridas futuras);
- tenho carteira de motorista, mas só tiro o carro de casa para ir à faculdade ou para servir de motorista para minha mãe;
- quase não vejo TV e, muito menos consigo sair pra curtir a night com os amigos (...tudo bem que não tenho o costume e nem o interesse de sair pras baladas e ficar cada dia com um, pois ainda faço o estilo romântica...mas tenho consciência de que sou jovem e o tempo está passando sem que eu aproveite os momentos da vida!).
Sei que a culpa disso tudo é minha, pois deixei que a medicina passasse a ser não só minha escolha profissional, mas o meu estilo de vida!
De vez em quando isso me leva a refletir... mas ainda não sei se estou pronta para mudar! Este estilo de vida se encaixa com os meus medos, me dá segurança... apesar de que, nestes momentos sóbrios e de reflexão, ele desperta em mim uma melancolia, um descontentamento, um sentimento de que está tudo errado e que a vida segue sem direção!
Sem direção? Não, isso é um exagero... uma coisa tenho por meta e pretendo cumprir este objetivo: me formar e ser médica! Mas a que preço??