quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Público ou Privado?

Estava pensando a respeito do tema privacidade nos dias de hoje...na verdade não cheguei à conclusão se não temos privacidade porque não queremos (e gostamos de nos expor) ou se porque sempre há "alguém na janela tomando conta da vida alheia".
Se jogamos os nosos nomes no google, podemos levantar uma longa lista sobre nossas vidas: colégios onde estudamos, vestibulares e/ou concursos que passamos, lugares onde trabalhamos... e por aí vai... Além disso, nós mesmos divulgamos quem somos e o que pensamos através de fotos e comunidades no orkut ou textos que postamos nos blogs... Nossa vida deixou de ser privada e muitas vezes nem nos damos conta disso.
Ah, sim, mas ainda há certos aspectos da vida que não se tornaram públicos...sempre há aquele segredinho que não lançamos ao vento... Acho que é por isso que os bisbilhoteiros e fofoqueiros nos incomodam tanto... ficam fuxicando aqui e acolá só pra saber quem está ou terminou com quem, ou qual o carro de fulano e onde fica a nova casa de beltrano... se a ciclaninha fica grávida, ou o rapaz recebe um par de chifre ou algué assume ser homossexual, é aí que os ouvidos se esticam e a lígua começa a coçar!
Mas porque tudo isso veio a minha mente?
Uma vez me disseram que me exponho demais quando escrevo sobre mim mesma... isso me fez refletir... acho que tenho certa facilidade em falar dos meus problemas, questionamentos, medos e sentimentos com meus amigos...
Também considerei o que me disse outro dia uma residente: "os meus pacientes me procuram no orkut"... pessoas que pouco conhecemos, mas que nos têm como um referencial em algo passam a conhecer um pouco da sua vida e intimidade através daquilo que postamos... e às vezes sabem mais do que precisariam saber...
Por fim, pensei no que disse uma amiga minha em um plantão: "gosto de vir aqui, pois tem sempre uma fofoca..." Bem, neste caso é claro que não saímos por aí divulgando nomes e histórias, mas sempre estamos curiosos para ouví-las...
O que é público e o que é privado? ou melhor, quanto das nossas vidas deveria ser privado e tem sido público?
Estamos prontos para assumir os riscos e as consequencias?

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Carol!
Lendo sobre a diferença entre o que devemos ou não divulgar sobre a nossa vida lembrei destes versículos:

"Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, [tardio] para falar e [tardio] para se irar". Tiago 1:19

"29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária [edificação], a fim de que ministre graça aos que a ouvem." Efésios 4:29

Isso já dá pra gente uma boa base para saber sobre o que devemos ou não falar ou divulgar sobre a nossa vida.

PS: Sinto de mais a falta de vcs, aquelas conversas nos corredores entre o culto e a ebd, os ecos, aquele papo gostoso que agente, todos, tínhamos.
Como vai a vida por aí?
Aqui tá tudo bem, graças a Deus!
Pet.

Unknown disse...

Obrigado pelo carinho Carol.
Estamos muito feliz e gratos
a Deus por tudo que está acontecendo aqui.
Marcos.

Fábio Aguiar disse...

Ei carol!!! Legal o teu blog. Te linkei lá no meu ordenador de idéias. Forte abraço,

Fábio

Anônimo disse...

Já pensei muito sobre exposição e é algo que também perturba a minha mente. Ao mesmo tempo que é um jeito de me expor ao mundo, essa exposição às vezes é prejudicial... Cadê aquele mistério, né? Parece que somos violentadas no âmago do ser... complexo. Mas o lance é sempre o equilíbrio. Descobri que realmente deve haver um equilíbrio na vida, em tudo... E daí acho que chega-se a um lugar equilibrado, heheheheh
Amo tu!
Bjks!

Pedro Grabois disse...

Oi Carol!
Legal isso que você expôs aqui. O problema de expormos nossos sentimentos, sensações, impressões sobre algo ou sobre nosso próprio interior é bem complexo mesmo. Ou mesmo quando não falamos tão em nome próprio, mas quando apresentamos através de um texto alguma ideia mais estranha e difícil de ser aceita... pode ser um problemão.

Acha que cada pessoa tem um jeito de compartilhar as coisas. No meu caso, é bem difícil que eu coloque coisas muito íntimas na internet. As ideias mais arrojadas eu acabo lançando de maneira subliminar. E procuro divulgar algumas coisas mais "instrumentais" mesmo. O espaço do blog é realmente muito bom.
Gostei do seu, qualquer dia dá um pulo no meu!
Bjão e um 2010 pleno de realizações!